Vamos falar de rendimento?
Geral abr 24, 2020

Sim, os óleos essenciais tem uma cotação internacional e o preço é avaliado segundo a recolta. O mercado funciona como qualquer outro, a oferta e a procura por um determinado óleo é o que vai estabelecer o valor.
Algumas pessoas ficam surpresas com o preço dos óleos essenciais e muitos vão hesitar em utilizar a aromaterapia por isso.
Então vamos lá entender como funciona!
Podemos ter muitas dificuldades para encontrar alguns óleos essenciais porque existem vários parâmetros que regulam essa oferta.
Alguns deles são:
*Climáticos, se há seca ou muita chuva podemos comprometer a recolta.
*Doenças, algumas plantas podem ser atacadas por pragas o que reduz ou impede a recolta.
*Muitas árvores são protegidas pois estão em risco de extinção
*Algumas plantas ficam localizadas em um pequeno espaço geográfico e a plantação se torna restrita e consequentemente rara.
*Algumas árvores devem ser poupadas com uma recolta moderada para respeitar a sua capacidade de oferecer sua essência.
Estamos aqui falando de um imenso trabalho, que começa na terra, pelo agricultor, para as plantas que são cultivadas (tradicionalmente ou em cultivo orgânico). Ou pelo colhedor, para as que são selvagens, que deve conservar e proteger as florestas.
Ao contrário dos produtos que são feitos em laboratório e que podem ser fabricados pelo simples “querer” daquele que manipula os ingredientes, os óleos essenciais são criados pela Mãe Terra e é a natureza que decide o tempo que cada planta precisa para nascer, crescer e oferecer sua medicina. Eles são em seguida extraídos por pessoas que, na maioria das vezes, dedicaram as suas vidas para ter a dádiva de poder extrair o que chamamos a alma da planta.
Você já presenciou uma extração de óleo essencial? É simplesmente maravilhoso! Se aparecer a oportunidade, experimente! Você vai amar.
Além disso existe também o fato que o rendimento difere muito de uma planta para outra. E é claro, eu não poderia deixar de falar da Alquimia que se faz quando respeitamos o ritmo e as particularidades de cada planta… E para isso é necessário estar a escuta e ter amor por aquilo que nos propomos a fazer.
Conversando com um produtor que tenho um carinho especial, ouvi alguns “segredos” … Ele me falou, por exemplo, que a hortelã pimenta tem um maior rendimento quando os dias são longos e as noites são temperadas. E que a formação de mentol é favorecida por noites frias. Que o louro desenvolve um maior teor de óleo essencial nas folhas expostas ao sul em comparação com as expostas ao norte …
Claro que nem todos os produtores tem o coração para acolher tanta sabedoria, mas encontramos aqui algumas respostas do porque os rendimentos podem ser bem diferentes.
Vamos falar de algumas proporções para você ter uma ideia.
Para 100 kg de planta destiladas em alambique por arraste à vapor conseguimos obter em média:
Para a Camomila Romana = 400 gramas de óleo essencial
Para o Louro = 1 kg à 2 kg de óleo essencial
Para a Lavanda officinal = 500 gramas à 850 gramas
Para o Alecrim officinal = 1.5 kg à 2 kg
E olha para a Rosa Damascena!!! Precisamos de 6.5 toneladas de pétalas para obter 1 kg de óleo essencial.
Por isso encontramos preços bem variados e que por vezes oscilam dependendo da época do ano ou ainda outros ciclos naturais que podemos encontrar na extração dos óleos essenciais.
Agora que você conhece um pouco mais, talvez você possa valorizar esse lindo trabalho que é feito em comunhão com a natureza!
Com todas as descobertas já feitas pelos cientistas de todas as partes do mundo, e com certeza muitas que ainda estão por vir, considero a aromaterapia como a “medicina do futuro”.
Medicina essa, que interagindo com a medicina clássica pode nos levar a uma relação mais saudável com o nosso corpo, nossa essência, e com o planeta que habitamos.
Egina De Oliveira